Possui mestrado em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Graduado em Jornalismo pela Faculdades Integradas do Oeste de Minas (FADOM). Licenciatura Plena em Letras – Artes e Ciências Humanas pela Universidade Católica de Brasília (UCB). Especialista em Educação Financeira pela Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI). Especialista em Linguagens suas Tecnologias e Mundo do Trabalho pela Universidade Federal de Piauí (UFPI). Especialista em Supervisão, Orientação e Inspeção Escolar pela Sociedade Educacional de Santa Catarina (SOCIESC). Atualmente é professor de educação básica – PEB – pela Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais – SEEMG na cidade de Nova Serrana, MG. Professor de Inglês (conversação) rede privada
Formação acadêmica/titulação
2019 - 2021
Mestrado em Letras. Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil. Título: UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA A LEITURA CRÍTICA DE TEXTOS DE MARKETING NA FORMAÇÃO DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL II1, Ano de Obtenção: 2021. Orientador: Leandro Rodrigues Alves Diniz. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: leitura; letramento crítico; material didático; letramento em marketing. Setores de atividade: Educação.
2021 - 2022
Especialização em Especialização em Linguagens e Suas Tecnologias e Mundo do Trabalho. (Carga Horária: 360h). Universidade Federal do Piauí, UFPI, Brasil. Título: Não consta. Orientador: Não consta.
2020 - 2021
Especialização em Curso de Especialização em Educação Financeira. (Carga Horária: 490h). Universidade Federal de Itajubá, UNIFEI, Brasil. Título: Implantação da educação financeira na disciplina de língua portuguesa: o caso da escola padre lauro. Orientador: André Luiz Medeiros.
2009 - 2011
Especialização em Supervisão, Orientação e Inspeção Escolar. (Carga Horária: 372h). Faculdade Sociesc de Curitiba, FSC, Brasil. Título: Orientação Educacional: Novos Desafios na Sociedade Contemporânea. Orientador: Sônia Regina Victorino Facchini.
2004 - 2008
Graduação em Jornalismo. FADOM – Faculdades Integradas do Oeste de Minas, FADOM, Brasil. Título: A Humanização do Relato Jornalístico na Internet. Orientador: Bernardo Rodrigues.
Formação Complementar
Atuação Profissional
Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais, SEEMG, Brasil.
Área de concentração: Linguagem e letramentos. Linha de Pesquisa: Leitura e produção textual: diversidade social e práticas docentes Orientador: Prof. Dr. Leandro Rodrigues Alves Diniz
Projetos de pesquisa
2019 – 2021
UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA A LEITURA CRÍTICA DE TEXTOS DE MARKETING NA FORMAÇÃO DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL II1 Descrição: O projeto visa trabalhar o letramento crítico com os estudantes do Ensino Fundamental II de uma escola pública na cidade de Nova Serrana, MG investigando como eles percebem os textos de marketing e a influência deles em suas vidas através principalmente de marcas presentes em suas roupas e outros produtos que eles consomem. Busca-se através de uma fundamentação teórica dos gêneros do discurso (BAKHTIN, 2003), entender como as diversas estratégias de marketing, e do neuromarketing, buscam associar diferentes experiências à marca (DAMÁSIO, 2005) e como atualmente a experiência da consumação do produto tem a mesma manifestação no cérebro de uma experiência espiritual. (LINDSTROM, 2017).. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) . Integrantes: Leandro de Paula Santos – Coordenador / Leandro Rodrigues Alves Diniz – Integrante. Número de produções C, T & A: 1
Áreas de atuação
1. Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.
Idiomas
Inglês: Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Produções
Produção bibliográfica
Livros publicados/organizados ou edições
1. ZACCHI, V. J. ; SANTOS, L. P. . Anais do I Congresso Nordestino de Linguística Aplicada (I CONELA) [livro eletrônico] : panorama dos estudos teóricos e práticos em linguística aplicada. 1. ed. Campina Grande: Ed. dos Autores, 2021. v. 1. 2136p
2. SANTOS, L. P. . Chuva de Clchês. 2. ed. Bom Despacho: Editora Independente, 2019. v. 50. 137p .
3. SANTOS, L. P.; SANTOS, G. M. C. . Arte e Fracasso. 1. ed. Pará de Minas: Virtual Books, 2017. v. 50. 126p .
4. SANTOS, L. P.; Leandro de Paula . A Roda: Um relato sobre a falência do sistema religioso. 1. ed. São Paulo: KDP Kindle Direct Publishing, 2017. v. 1. 158p .
5. SANTOS, L. P.. O Viajante. 1. ed. Online: Publicado Independentemente, 2017. v. 1. 116p .
Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1. ZACCHI, V. J. ; SANTOS, L. P. . Anais do I Congresso Nordestino de Linguística Aplicada (I CONELA) [livro eletrônico] : panorama dos estudos teóricos e práticos em linguística aplicada. In: I Congresso Nordestino de Linguística Aplicada, 2021, Campina Grande. Anais do I Congresso Nordestino de Linguística Aplicada. Campina Grande: Editora dos Autores, 2021. v. 1. p. 1166-2135.
Apresentações de Trabalho
1. SANTOS, L. P.. UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA A LEITURA CRÍTICA DE TEXTOS DE MARKETING NA FORMAÇÃO DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL II1. 2020. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
2. SANTOS, L. P.. UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA A LEITURA CRÍTICA DE TEXTOS DE MARKETING NA FORMAÇÃO DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL II1. 2020. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
Produção artística/cultural
Música
1. SANTOS, L. P.; BATISTA, R. . Diga meu Nome. 2015. Trilha Sonora.
Eventos
Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1. I CONGRESSO NORDESTINO DE LINGUÍSTICA APLICADA. UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA A LEITURA CRÍTICA DE TEXTOS DE MARKETING NA FORMAÇÃO DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL II1. 2020. (Congresso).
2. I ENCONTRO NACIONAL DO PROFLETRAS – I ENAPLE e II SIMPÓSIO ESTADUAL DO MESTRADO PROFISSIONAL EM LETRAS – II SEMPLETRAS,.UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA A LEITURA CRÍTICA DE TEXTOS DE MARKETING NA FORMAÇÃO DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL II1. 2020. (Simpósio).
Educação e Popularização de C & T
Livros e capítulos
1. ZACCHI, V. J. ; SANTOS, L. P. . Anais do I Congresso Nordestino de Linguística Aplicada (I CONELA) [livro eletrônico] : panorama dos estudos teóricos e práticos em linguística aplicada. 1. ed. Campina Grande: Ed. dos Autores, 2021. v. 1. 2136p .
Musica
1. SANTOS, L. P.; BATISTA, R. . Diga meu Nome. 2015. Trilha Sonora.