Sobre

Nome: Leandro de Paula Santos

Nome em citações bibliográficas SANTOS, L. P.

Possui mestrado em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Graduado em Jornalismo pela Faculdades Integradas do Oeste de Minas (FADOM). Licenciatura Plena em Letras – Artes e Ciências Humanas pela Universidade Católica de Brasília (UCB). Especialista em Educação Financeira pela Universidade Federal de  Itajubá (UNIFEI). Especialista em Linguagens suas Tecnologias e Mundo do Trabalho pela Universidade Federal de Piauí (UFPI). Especialista em Supervisão, Orientação e Inspeção Escolar pela Sociedade Educacional de Santa Catarina (SOCIESC). Atualmente é professor de educação básica – PEB – pela Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais – SEEMG na cidade de Nova Serrana, MG. Professor de Inglês (conversação) rede privada

Formação acadêmica/titulação

2019 - 2021

Mestrado em Letras.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA A LEITURA CRÍTICA DE TEXTOS DE MARKETING
NA FORMAÇÃO DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL II1, Ano de Obtenção: 2021.
Orientador: Leandro Rodrigues Alves Diniz.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES,
Brasil.
Palavras-chave: leitura; letramento crítico; material didático; letramento em marketing.
Setores de atividade: Educação.

2021 - 2022

Especialização em Especialização em Linguagens e Suas Tecnologias e Mundo do Trabalho.
(Carga Horária: 360h).
Universidade Federal do Piauí, UFPI, Brasil.
Título: Não consta.
Orientador: Não consta.

2020 - 2021

Especialização em Curso de Especialização em Educação Financeira. (Carga Horária: 490h).
Universidade Federal de Itajubá, UNIFEI, Brasil.
Título: Implantação da educação financeira na disciplina de língua portuguesa: o caso da
escola padre lauro.
Orientador: André Luiz Medeiros.

2009 - 2011

Especialização em Supervisão, Orientação e Inspeção Escolar. (Carga Horária: 372h).
Faculdade Sociesc de Curitiba, FSC, Brasil.
Título: Orientação Educacional: Novos Desafios na Sociedade Contemporânea.
Orientador: Sônia Regina Victorino Facchini.

2004 - 2008

Graduação em Jornalismo.
FADOM – Faculdades Integradas do Oeste de Minas, FADOM, Brasil.
Título: A Humanização do Relato Jornalístico na Internet.
Orientador: Bernardo Rodrigues.

Formação Complementar

Atuação Profissional

Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais, SEEMG, Brasil.

Vínculo institucional

2013 – Atual         –       Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PEB, Carga horária: 40

Escola Estadual Padre Lauro, E. E. PADRE LAUR, Brasil.

Vínculo institucional

2013 – Atual   –    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40

Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.

Vínculo institucional

2019 – 2021 Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Mestrando, Carga horária: 8

Outras informações

Área de concentração: Linguagem e letramentos. Linha de Pesquisa: Leitura e produção
textual: diversidade social e práticas docentes Orientador: Prof. Dr. Leandro Rodrigues
Alves Diniz

Projetos de pesquisa

2019 – 2021

UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA A LEITURA CRÍTICA DE TEXTOS DE MARKETING NA
FORMAÇÃO DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL II1
Descrição: O projeto visa trabalhar o letramento crítico com os estudantes do Ensino
Fundamental II de uma escola pública na cidade de Nova Serrana, MG investigando como
eles percebem os textos de marketing e a influência deles em suas vidas através
principalmente de marcas presentes em suas roupas e outros produtos que eles consomem.
Busca-se através de uma fundamentação teórica dos gêneros do discurso (BAKHTIN, 2003),
entender como as diversas estratégias de marketing, e do neuromarketing, buscam associar
diferentes experiências à marca (DAMÁSIO, 2005) e como atualmente a experiência da
consumação do produto tem a mesma manifestação no cérebro de uma experiência
espiritual. (LINDSTROM, 2017)..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) .
Integrantes: Leandro de Paula Santos – Coordenador / Leandro Rodrigues Alves Diniz –
Integrante.
Número de produções C, T & A: 1

Áreas de atuação

1. Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.

Idiomas

Inglês:                  Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Produções

Produção bibliográfica

Livros publicados/organizados ou edições

1.     ZACCHI, V. J. ; SANTOS, L. P. . Anais do I Congresso Nordestino de Linguística Aplicada (I CONELA) [livro eletrônico] :
panorama dos estudos teóricos e práticos em linguística aplicada. 1. ed. Campina Grande: Ed. dos Autores, 2021. v. 1. 2136p

2.  SANTOS, L. P. . Chuva de Clchês. 2. ed. Bom Despacho: Editora Independente, 2019. v. 50. 137p .
3. SANTOS, L. P.; SANTOS, G. M. C. . Arte e Fracasso. 1. ed. Pará de Minas: Virtual Books, 2017. v. 50. 126p .
4.  SANTOS, L. P.; Leandro de Paula . A Roda: Um relato sobre a falência do sistema religioso. 1. ed. São Paulo: KDP Kindle Direct Publishing, 2017. v. 1. 158p .
5. SANTOS, L. P.. O Viajante. 1. ed. Online: Publicado Independentemente, 2017. v. 1. 116p .

Trabalhos completos publicados em anais de congressos

1.  ZACCHI, V. J. ; SANTOS, L. P. . Anais do I Congresso Nordestino de Linguística Aplicada (I CONELA) [livro eletrônico] : panorama dos estudos teóricos e práticos em linguística aplicada. In: I Congresso Nordestino de Linguística Aplicada, 2021, Campina Grande. Anais do I Congresso Nordestino de Linguística Aplicada. Campina Grande: Editora dos Autores, 2021. v. 1. p. 1166-2135.

Apresentações de Trabalho

1.  SANTOS, L. P.. UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA A LEITURA CRÍTICA DE TEXTOS DE MARKETING NA FORMAÇÃO DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL II1. 2020. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
 

2.   SANTOS, L. P.. UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA A LEITURA CRÍTICA DE TEXTOS DE MARKETING NA FORMAÇÃO DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL II1. 2020. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Produção artística/cultural

Música

1.  SANTOS, L. P.; BATISTA, R. . Diga meu Nome. 2015. Trilha Sonora.

Eventos

Participação em eventos, congressos, exposições e feiras

1. I CONGRESSO NORDESTINO DE LINGUÍSTICA APLICADA. UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA A LEITURA CRÍTICA DE TEXTOS DE MARKETING NA FORMAÇÃO DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL II1. 2020. (Congresso).
2.  I ENCONTRO NACIONAL DO PROFLETRAS – I ENAPLE e II SIMPÓSIO ESTADUAL DO MESTRADO PROFISSIONAL EM LETRAS – II SEMPLETRAS,.UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA A LEITURA CRÍTICA DE TEXTOS DE MARKETING NA FORMAÇÃO DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL II1. 2020. (Simpósio).

Educação e Popularização de C & T

Livros e capítulos

1.  ZACCHI, V. J. ; SANTOS, L. P. . Anais do I Congresso Nordestino de Linguística Aplicada (I CONELA) [livro eletrônico] : panorama dos estudos teóricos e práticos em linguística aplicada. 1. ed. Campina Grande: Ed. dos Autores, 2021. v. 1. 2136p .

Musica

1. SANTOS, L. P.; BATISTA, R. . Diga meu Nome. 2015. Trilha Sonora.